Landing Page VMP

Vetoquinol ResolveVetoquinol ResolveVetoquinol ResolveVetoquinol ResolveVetoquinol ResolveVetoquinol ResolveVetoquinol ResolveVetoquinol Resolve

Vetoquinol Mobility Program (VMP)

A Vetoquinol traz ao Brasil o Vetoquinol Mobility Program com 4 pilares da mobilidade reunidos em serviços inovadores e produtos de referência no manejo da osteoartrose:
Anti-inflamatório, Suplementação Nutricional, Fisioterapia e Educação.

Palestras Vídeos

OSTEOARTROSE

Dor interferindo na qualidade de vida

Osteoartrose

OSTEOARTROSE

Dor interferindo na qualidade de vida

A osteoartrose (também chamada de osteoartrite) é caracterizada não só pela degeneração da cartilagem, ela também promove alterações importantes nos tecidos periarticulares e osso subcondral. Essas alterações promovem degeneração articular com fibrilação da matriz levando à fissuras, ulcerações e perda de espessura da matriz cartilaginosa.

Processos imunopatológicos podem desempenhar um papel crítico na indução e evolução da osteoartrose. Citocinas como IL-1β, IL-6 e TNF-α podem levar ao dano articular, ativando e produzindo enzimas que degradam a matriz cartilaginosa.

Acredita-se que esses imunocomplexos depositados na cartilagem sejam capazes de iniciar a destruição tecidual local, levando a um ciclo contínuo com a liberação de produtos que promovem a degradação do colágeno e estimulam a produção de anticorpos e imunocomplexos.

Osteoartrose

Uma Doença Multifatorial

Vários são os fatores de risco que podem estar
envolvidos no seu desenvolvimento.

Doença MultifatorialDoença Multifatorial
 
 

Dor interferindo na

qualidade de vida

Uma condição autoperpetuante e complexa, envolvendo características articulares, musculares e neuronais, com dor intensa, comprometendo a qualidade de vida do paciente.

Dor interferindo na

qualidade de vida

Uma condição autoperpetuante e complexa, envolvendo características articulares, musculares e neuronais, com dor intensa, comprometendo a qualidade de vida do paciente.

Dor ArticularDor ArticularDor Articular

Diagnóstico precoce, um desafio real

A cartilagem é uma estrutura não inervada, não induzindo diretamente a dor, além de não ser visível ao exame radiográfico, o que dificulta o diagnóstico precoce. Os exames radiográficos são importantes no diagnóstico da osteoartrose, porém alterações só serão observadas, quando houver comprometimento ósseo. A claudicação e a redução da atividade física são os sinais clínicos mais identificados, porém nunca são constantes. Com a evolução da osteoartrose, as manifestações agudas ficam cada vez mais graves e nos estágios avançados da doença, até mesmo o período de repouso do animal pode ser doloroso.

Diferentes estágios da osteoartrose

Veja o gráfico
Fechar Educação

Dor articular

Tratamento

TRATAMENTO

Novidades e Tendências

Embora não seja possível reverter as lesões, o tratamento é importante na estabilização da lesão, contenção da inflamação e melhora da qualidade de vida. O tratamento e prevenção da osteoartrose demandam uma avaliação global de diferentes fatores.

 
Doença Multifatorial
Plano Terapêutico
 
Prancheta

Um plano terapêutico e preventivo devem incluir:

Um plano terapêutico e preventivo devem incluir:

  • Gravidade dos sintomas
  • Idade e porte físico do cão
  • Exigências do tutor
  • Existência de doenças e terapêuticas medicamentosas concomitantes
 
 
Ciclo

O tratamento da osteoartrose é multimodal podendo incluir:

O tratamento da osteoartrose é multimodal podendo incluir:

  • Suplementação nutricional
  • Monitoramento da condição corporal
  • Detecção precoce com acompanhamento radiográfico
  • Prescrição de anti-inflamatórios e analgésicos
  • Fisioterapia
  • Tratamento cirúrgico nos casos mais severos
 
Plano Terapêutico

No tratamento da osteoartrose, a adoção de uma única indicação terapêutica não se adequará às necessidades individuais de cada paciente.

TabelaTabela

Estes são os pilares que o médico veterinário poderá se apoiar para a prescrição do tratamento da osteoartrose. A combinação destes pilares indicará qual o tratamento mais adequado para cada animal.

MobilityMobility
 
Anti-inflamatório
Anti-inflamatórioAnti-inflamatório

Controle da dor

Suporte Nutricional
Suporte NutricionalSuporte Nutricional

Suporte ao metabolismo das articulações

Fisioterapia
FisioterapiaFisioterapia

Otimização do tratamento

Educação
EducaçãoEducação

Redução de peso para o alívio da tensão mecânica sobre as articulações

 

*Anti-inflamatório não esteroidal.

O selo CONHECEDOR, uma iniciativa Vetoquinol, é um certificado de qualidade que integra uma rede especializada de profissionais preparados para o manejo da dor.

ConhecedorConhecedor